PALESTRANTES CONVIDADOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA

 

André Farias Pessoa – Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1992), mestrado em Mestrado em ciências da linguagem pela Universidade de Paris V René Descartes (1997) e doutorado em ciências da Linguagem – Université de Paris 8 Vincennes Saint Denis (2004). Recente Especialização em Gestão em Emergências do SUS – IEP Sírio Libanês (2014) e Capacitação em Saúde Baseada em Evidências – IEP Sírio Libanês (2013). Servidor Público na área de Fonoaudiologia desde 2009 onde atuou como Chefe do Núcleo de Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Base do Distrito Federal (2013-2015). Atualmente na Coordenação da Unidade de Atendimento ao Paciente Disfágico do Hospital de Base onde atua como Fonoaudiólogo clínico do Serviço de Neurologia. Fonoaudiólogo clínico do Instituto de Fonoaudiologia avançada, docente do curso de Especialização em Gerontologia/Saúde do Idoso do Instituto LABORO-Estácio de Sá, Docente do Curso de Especialização em Neuropsicologia do Instituto Brasiliense de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas. Tem experiência na área de Gestão de Recursos Humanos em Saúde e Fonoaudiologia, com ênfase em disfagias orofaríngeas, neurologia e distúrbios da linguagem e do sono.

Antônio de Pádua Serafim – Graduado em Psicologia – UFPB (1992); Mestrado em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia (IPUSP, 1999); Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2005); Especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas HCFMUSP (1994). Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia e Coordenador do Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense (NUFOR) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq/HCFMUSP). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Docente Orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (IPUSP); Membro do GT ANPEPP Tecnologia Social e Inovação: Intervenções Psicológicas e Práticas Forenses contra Violência. Área de pesquisa: Saúde Mental e Violência, Personalidade, Psicologia e Neuropsicologia Cínica e Forense.

Daniel Fuentes – Psicólogo, Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia e Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ex-Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é pesquisador do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Psicopatologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, personalidade, impulsividade, validação e normatização de escalas e testes.

Danilo Assis Pereira – possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Neurociências pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (2014). Foi professor do Centro Universitário de Brasília de 2002 a 2007 e na Universidade Paulista – UNIP em 2009. Presidente-fundador do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro) e é membro da International Neuropsychological Society, da Sociedad Latinoamericana de Neuropsicogía e da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicometria (Teoria de Resposta ao Item, Modelos de Equação Estrutural, Estatística Robusta, Análise Bayesiana, dentre outras), Neuropsicologia (Avaliação Neuropsicológica), Cognição e Psicofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção e Validação de Instrumentos Psicológicos e Neuropsicológicos, Envelhecimento Cognitivo.

Fabrízio Veloso Rodrigues – Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1998), Especialista em Neuropsicologia pelo IPAF – Instituto de Psicologia Aplicada e Formação e Mestre em Ciências do Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2012). Atualmente é doutorando pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia clínica e pesquisa na área de cognição em doenças do envelhecimento e cognição musical.

Gabriel Correia Coutinho – Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), título de Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e em Neurociências pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Mestrado em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ – IPUB. Atualmente é psicólogo do Centro de Neuropsicologia Aplicada (CNA) e pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Doutorando do Programa de Ciências Morfológicas (PCM) da UFRJ e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).

Gilberto Nunes Filho – Psicólogo formado na Universidade de Brasília (1999) e neuropsicólogo pelo IBNeuro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, nos seguintes temas: desenvolvimento cognitivo, paralisia cerebral, avaliação e reabilitação neurológica, testes neuropsicológicos, ressonância magnética funcional e o impacto da escrita e leitura no desenvolvimento cognitivo. Atualmente realiza mestrado na Universidade de Brasília (UnB) na área de Cognição e Neurociências do Comportamento

João Carlos Alchieri – Possui graduação (1989), mestrado (1993) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Professor associado e bolsista produtividade (CNPq) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte onde atua como orientador de mestrado e doutorado, no PPG Psicologia e no PPG Ciências da Saúde. Tem experiência e ênfase em Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia, atuando principalmente em Processo de Avaliação psicológica com ênfase em Instrumentos psicológicos, Neuropsicologia e Demência, AVC, Avaliação de personalidade e psicopatologia. Atualmente é coordenador e tutor de projeto junto a Univesidad Nacional del Mar del Plata no Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-graduação Brasil/Argentina e Movilidad Académica para la Integración (MAPI). Red de Facultades de Psicología del MERCOSUR. Coordenador da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia.

Joaquim Pereira Brasil Neto – Possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Pesquisador Colaborador Pleno da Universidade de Brasília. Foi Visiting Fellow no National Institute of Neurological Disorders and Stroke, em Bethesda, Maryland, E.U.A. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estimulação magnética transcraniana, depressão, ilusões somestésicas e visão de cores.

Leandro Fernandes Malloy-Diniz – Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Neurociências do ICB-UFMG e de Medicina Molecular na FM-UFMG. É líder do grupo de pesquisa Laboratórios Integrados de Neuropsicologia (UFMG-USP-UFRJ-UFRBA). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2012-2013 e 2013-2015. É membro fundador e atual diretor geral da Sociedade Interdisciplinar de Neurociências aplicada à Saúde e Educação (SINAPSE). Integra o corpo de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular da UFMG (INCT-MM-UFMG). É membro da International Neuropsychological Society na qual integra o Consulting Board of Editors do Journal of the International Neuropsychological Society. É Editor Associado das revistas Frontiers in Psychopatology e Revista Brasileira de Psiquiatria. É Editor de Área da Revista Clinical Neuropsychiatry.

Luís Flávio Chaves Anunciação – Possui graduação em Psicologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (2008), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e realiza doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014 a 2018). Possui sólida experiência em Avaliação Psicológica, Psicometria, Estatística e em Gestão de Projetos. Presidente-fundador da ANOVA – Ciência Criativa que realiza diversos cursos e projetos em Psicologia no RJ.

Marcia Pereira Yunes – Possui especialização em Neuropsicologia (FM-USP), especialização em Geriatria (UNICAMP) e especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (IBNeuro). Atualmente é sócia-proprietária e coordenadora clínica do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Neuropsicologia, Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuropsicologia, Avaliação Neuropsicológica, Estimulação Cognitiva e Terapia Cognitiva Comportamental.

Neander Silva Abreu – Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993); Doutor em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2007). Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia. Pós-doutor pela Université du Luxembourg e The University of York, com bolsa CAPES. É Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp – 2016-2018) e membro do Grupo de Trabalho em Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica da ANPEPP. Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia. Vice-Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (2014-2018). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, testes, TDAH e memória e atenção.

Pedro Renato de Paula Brandão – Médico Neurologista da Unidade de Neurologia do Hospital de Base do Distrito Federal (desde 2013). Médico Neurologista do Departamento Médico da Câmara dos Deputados (desde 2014) Fellowship em Doença de Parkinson/Distúrbios do Movimento pelo Hospital de Base do Distrito Federal- SES-DF (2013). Residência Médica em Neurologia Clínica realizada no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – HC-FMRP-USP (2010-2012). Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (FM-UnB) (2004-2009). Membro da International Parkinson and Movement Disorders Society. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia.

Priscila Covre – Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2007) e doutorado pela mesma instituição (2013). Realizou doutorado sanduíche na University of York, sob supervisão dos professores Alan Baddeley e Graham Hitch e participou do programa de Psicóloga visitante no Centro de Reabilitação Neuropsicológica Oliver Zangwill em Ely na Inglaterra. Ministra aulas como convidada em cursos de Especialização em Neuropsicologia, Reabilitação Neuropsicológica e Psicopedagogia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental. Principais áreas de pesquisa: memória, memória operacional, funções executivas, habilidades visuoespaciais e reabilitação neuropsicológica.

Sérgio Leme da Silva – Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Assis (1983), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo – USP – Ribeirão Preto (1989) e doutorado em Ciências pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (1999), e estágio de pós-doutorado como professor visitante no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2004). Foi Coordenador do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Neuropsicologia do Centro de Medicina do Idoso do Hospital Universitário de Brasília da UnB e Professor Adjunto 3 da Universidade de Brasília (UnB), lotado no Instituto de Psicologia da UnB, com exercício na UnB até desde julho de 2014. De agosto de 2014 até os dias atuais exerce Docência e Pesquisa no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Na UnB desenvolveu Ensino e Pesquisa na área de Processos Básicos em Psicologia, com ênfase em Neurociências abordando Neuropsicologia, Neuroetologia, Etologia e Cognição atuando principalmente nos seguintes temas: 1) Em animais: cognição animal, enriquecimento ambiental em animais de cativeiro, modelo animal de memória, parâmetros imunológicos e indicadores fisiológicos do estresse (cortisol) e do bem-estar de animais de cativeiro; 2) Em humanos infantos e idosos: memória, cognição e cultura, qualidade de vida, desenvolvimento, envelhecimento, estresse, avaliação e reabilitação neuropsicológica de pacientes portadores de neuropsicopatologias (degenerativas, psiquiátricas, vascular e crônicas). Coordena o Projeto de Extensão Bichos Vivos e os Programas de Extensão Hospital Volante Viver Kalunga e Saúde Itinerante do Decanato de Extensão – UnB e realiza orientação de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação Ciências do Comportamento do Instituto de Psicologia da UnB. Atualmente coordena estágio em Psicologia na área de Equoterapia com ênfase em Neurociências do Desenvolvimento e Etologia pela UFSCar.

Valdir Filgueiras Pessoa – Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), Mestrado em Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), doutorado em Neurociências pelo Vision Resarch Unit do Hospital St’ Thomas, Universidade de Londres (1983) e pós-doutorado pelo Center for Visual Sciences (CVS) da Universidade de Rochester, USA (1991). Atualmente é Pesquisador Colaborador Sênior da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: percepção de cores, ilusões visuais, organização retiniana, córtex visual.

Vanderson Carvalho Neri – Médico graduado pela Faculdade de Medicina de Campos/RJ. Neurologista pós-graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO; Mestre e Doutorando em Neurologia pela mesma Universidade atuando na linha de pesquisa Neuroepidemiologia/Doenças Desmielinizantes, cujo projeto de pesquisa abrange o estudo e aplicação dos critérios diagnósticos para as Síndromes do Complexo NMO e o estudo do perfil inflamatório no líquido cefalorraquidiano (pesquisa de IgM) em pacientes com Esclerose Múltipla e Neuromieqlite Óptica. É responsável pelo Ambulatório de Doença de Parkinson e outros Distúrbios do Movimento do Centro de Referência de Alzheimer e Parkinson (CDAP) e médico do Serviço de Neurologia/Ambulatório de Doenças Desmielinizantes do Hospital Geral de Guarus-Campos dos Goytacazes/RJ. Regular Member of The International Parkinson and Movement Disorders Society, The International Society of Neuropathology, International Child Neurology Association e membro da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro (ANERJ). Atualmente é professor de Neurologia Clínica da Faculdade de Medicina de Campos/RJ (Curso de Graduação em Medicina), professor-tutor da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da FMC, professor convidado do curso de Especialização em Neuropsicologia Clínica do IBNeuro-Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas(Brasília/Rio de Janeiro/Florianópolis) e do curso de Especialização em Neurologia e Neuropediatria do INEPE-Instituto Nacional de Pós Graduação e Extensão. Possui experiência nas áreas de Neurologia Clínica (Distúrbios do Movimento e Doenças Desmielinizantes-Esclerose Múltipla e Neuromieqlite Optica) e Clínica Médica. Atualmente é professor colaborador do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)/Ministério da Educação.

Vitor Augusto Motta Moreira – possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (1987), especialização em farmacologia de produtos naturais, pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de agonistas e antagonistas opióides na gênese e elaboração de comportamentos aversivos bem como seu papel reforçador negativo.